Como criar uma política de senha efetiva
O primeiro passo é definir quais são os requisitos mínimos que as senhas devem atender para serem consideradas fortes e seguras. Esses requisitos devem levar em conta o comprimento, a complexidade e a diversidade das senhas. Por exemplo: “As senhas devem ter no mínimo 8 caracteres, incluindo letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos especiais”.
2. Defina os critérios de exclusão para as senhas
O segundo passo é definir quais são os critérios de exclusão que as senhas devem evitar para não serem consideradas fracas e vulneráveis. Esses critérios devem levar em conta a previsibilidade, a repetição e a exposição das senhas. Por exemplo: “As senhas não devem conter informações pessoais ou profissionais, como nome, data de nascimento, telefone, e-mail, cargo, etc. As senhas também não devem ser iguais ou semelhantes às usadas em outros sites ou serviços. As senhas ainda não devem ser compartilhadas ou anotadas em locais visíveis ou acessíveis”.
3. Defina a frequência de troca das senhas
O terceiro passo é definir qual é a frequência de troca das senhas, ou seja, de quanto em quanto tempo os colaboradores devem alterar as suas senhas para manter a sua validade e segurança. Essa frequência deve levar em conta o nível de acesso e de risco das contas e dos sistemas utilizados pelos colaboradores. Por exemplo: “As senhas devem ser trocadas a cada 90 dias para as contas com acesso a dados sensíveis ou críticos, e a cada 180 dias para as contas com acesso a dados menos relevantes ou restritos”.
4. Defina as ferramentas de apoio às senhas
O quarto e último passo é definir quais são as ferramentas de apoio às senhas, ou seja, quais são os recursos tecnológicos que podem auxiliar os colaboradores na criação e no gerenciamento das suas senhas. Essas ferramentas podem incluir geradores de senhas aleatórias, verificadores de força de senha, lembretes de troca de senha, ou até mesmo uma senha completa, que pode auxiliar desde a criação de senha e automação de tarefas de preenchimento de senhas até mesmo a gestão e monitoramento por parte do administrador. Por exemplo: “Os colaboradores devem usar o cofre de senhas NordPass para criar, gerenciar e proteger senhas fortes e seguras, seguindo os requisitos mínimos estabelecidos pela política”.
[BANNER NORDPASS]
Se você está procurando uma forma de proteger as suas senhas e as da sua empresa, você precisa conhecer o NordPass para empresas, uma solução de cofre de senhas de nível empresarial que possui recursos de gerenciador de senhas, monitoramento de darkweb e muito mais. Com o NordPass para empresas, você pode criar e armazenar senhas fortes e seguras, sem se preocupar em esquecê-las ou perdê-las. Você também pode compartilhar senhas com os seus colegas de forma fácil e segura, usando o recurso de compartilhamento com convidado. Além disso, você pode monitorar as suas senhas e as da sua equipe, usando o painel de administração que possui recursos de: monitoramento de senhas fracas, autenticação duplo fator, imposição de política de senhas, log para auditoria, e muito mais.
Não perca tempo e experimente o nordpass business hoje mesmo. Você pode fazer um teste gratuito de 14 dias e comprovar os benefícios dessa ferramenta incrível. Basta solicitar a sua demonstração. Você vai se surpreender com a facilidade de uso e a segurança que o nordpass business oferece para você e para a sua empresa. Não deixe as suas senhas vulneráveis, use o NordPass para empresas e tenha mais tranquilidade e produtividade no seu dia a dia.