Neste artigo vamos te ensinar a criar um programa de conscientização em segurança da Informação em 4 passos simples.

A segurança da informação é um assunto cada vez mais importante para as empresas, pois envolve a proteção dos dados e dos recursos tecnológicos contra ameaças internas e externas. No entanto, o elo mais fraco da segurança da informação são as pessoas, que podem cometer erros ou serem enganadas por ataques de engenharia social. Por isso, é fundamental que as empresas invistam em programas de conscientização em segurança da informação, que visam educar e sensibilizar os colaboradores sobre as melhores práticas e os riscos envolvidos.

Mas como criar um programa de conscientização em segurança da informação eficaz e que gere resultados? Neste post, vamos apresentar 4 passos para você seguir e criar o seu próprio programa. Confira!

1. Defina o objetivo do programa

O primeiro passo é definir qual é o objetivo do seu programa de conscientização em segurança da informação. O que você espera alcançar com ele? Quais são os benefícios esperados para a sua empresa? Quais são os indicadores que você vai usar para medir o sucesso do programa?

O objetivo do programa deve ser claro, específico, mensurável, alcançável, relevante e temporal. Por exemplo: “Reduzir em 50% o número de incidentes de segurança da informação causados por falhas humanas na empresa até o final do ano”.

2. Defina o público-alvo do programa

O segundo passo é definir quem são os destinatários do seu programa de conscientização em segurança da informação. Quem são os colaboradores que precisam receber o treinamento? Quais são as suas características, necessidades, interesses e preferências? Quais são os seus níveis de conhecimento e de maturidade em relação à segurança da informação?

O público-alvo do programa deve ser segmentado de acordo com os critérios que você considerar mais relevantes para a sua empresa, como função, departamento, localização, acesso a dados sensíveis, etc. Por exemplo: “Todos os colaboradores que utilizam computadores ou dispositivos móveis conectados à rede da empresa”.

3. Defina os temas do programa

O terceiro passo é definir quais são os temas que serão abordados no seu programa de conscientização em segurança da informação. Quais são os assuntos que você considera mais importantes e pertinentes para a sua empresa? Quais são as ameaças mais comuns e mais críticas que você quer prevenir ou mitigar? Quais são as boas práticas que você quer disseminar entre os colaboradores?

Os temas do programa devem ser escolhidos de acordo com a realidade da sua empresa e com as últimas tendências e novidades em segurança da informação. Alguns exemplos de temas são: senhas fortes, antivírus, backup, phishing, ransomware, vazamento de dados, criptografia, etc.

4. Defina o projeto de continuidade do programa

O quarto e último passo é definir como será o projeto de continuidade do seu programa de conscientização em segurança da informação. Como você vai manter o interesse e a motivação dos colaboradores pelo tema? Como você vai atualizar e reforçar os conhecimentos adquiridos? Como você vai avaliar e melhorar o programa ao longo do tempo?

O projeto de continuidade do programa deve contemplar os seguintes aspectos:

  • Canal: qual será o meio de comunicação utilizado para transmitir as informações e interagir com os colaboradores? Pode ser e-mail, intranet, rede social corporativa, aplicativo móvel, etc.
  • Periodicidade: qual será a frequência das comunicações e das atividades do programa? Pode ser diária, semanal, mensal, trimestral, etc.
  • Linguagem: qual será o tom e o estilo das mensagens e dos conteúdos do programa? Pode ser formal, informal, divertido, sério, etc.
  • Formato: qual será o tipo e o tamanho dos materiais e dos recursos utilizados no programa? Pode ser texto, imagem, vídeo, áudio, jogo, quiz, etc.

O projeto de continuidade do programa deve ter como objetivo criar uma campanha assertiva, de comunicação leve e permanente, utilizando diversos canais e formatos de comunicação, sempre com o objetivo de encorajar a adoção de uma cultura de segurança da informação.

Como o MissãoCyber pode ajudar?

Se você quer criar um programa de conscientização em segurança da informação na sua empresa, mas não sabe por onde começar ou não tem tempo para isso, o MissãoCyber pode ser a solução ideal para você.

O MissãoCyber é um programa de conscientização em segurança da informação que ensina aos colaboradores da sua empresa as melhores práticas para proteger os dados e evitar violações. Com um conteúdo dinâmico e interativo, o programa ajuda a criar uma cultura de segurança da informação na sua empresa, reduzindo os riscos e os custos associados a incidentes cibernéticos. Além disso, o MissãoCyber contribui para a profissionalização da sua empresa, demonstrando o seu compromisso com a proteção dos dados dos seus clientes e parceiros.

O MissãoCyber é composto por módulos temáticos, que abordam os principais assuntos relacionados à segurança da informação, como senhas, phishing, ameaças do mundo cibernético, etc. O programa ainda conta com materiais que você pode utilizar em uma campanha permanente de conscientização, como campanha de e-mail, folders, banners para quadro de aviso e muito mais! Totalmente White label e personalizável para a identidade da empresa.

Se você se interessou pelo MissãoCyber e quer saber mais sobre ele, entre em contato conosco e solicite uma cotação. Nós teremos o maior prazer em atendê-lo e mostrar como o MissãoCyber pode ajudar você a criar um programa de conscientização em segurança da informação de sucesso na sua empresa.